segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Escola Secundária D.Sancho II - Parte 1


A Escola Secundária D.Sancho II tem sido tema de destaque na vida da terrinha.
Por este motivo, o post sobre a Escola foi dividido em dois, sendo a segunda parte colocada amanhã.

A decisão da Presidente do Conselho Executivo, Fátima Pinto, em fechar os portões da Escola, tem provocado bastante contestação por parte dos alunos.
Como todos passámos por aquele estabelecimento de ensino, e guardamos boas e más recordações da nossa passagem pela D.Sancho II, proponho que comentemos a situação.

Não entendo o porquê da contestação estudantil, pois os motivos que levaram o Conselho Executivo são legítimos e de certeza os pais concordarão com a decisão.
Falamos da segurança dos alunos, dos professores e dos funcionários, pois se a Escola está a ser "invadida" por pessoas externas à comunidade, então só podemos concordar com que os portões se mantenham fechados.
Lembro-me perfeitamente que quando era estudante tinha de andar sempre com o cartão da escola, e só podia sair fora do horário se o meu Pai me tinha dado autorização para isso (o cartão da Escola tinha um carimbo para poder sair)!
De certeza que alguns se lembrarão disto. Alguma nostalgia né? :)

No entanto soube que os motivos que levaram os alunos a aderirem a uma greve de protesto, se deve a que a comida e bebida no bar da Escola para os pequenos-almoços e lanches, não chega para todos. Por esta situação, há muitos alunos que se dirigem às pastelarias e mini-mercados circundantes à D.Sancho II.
Outro motivo é o de os alunos fumadores saírem da Escola para poderem satisfazer o vicio do cigarrinho! Recordo que na Escola é proibido fumar, e assim o problema é complicado de resolver...
Sobre a falta de comida, penso que a Associação de Estudantes já deveria ter colocado a situação ao Conselho Executivo da Escola. É pertinente que o façam pois, não acredito que o Conselho fique de braços cruzados por o Bar não conseguir dar resposta a todos os alunos que pretendem repor energias.
Neste assunto também a Associação de Pais deve intervir. A ser verdade tudo isto, não acredito que os pais se souberem deste problema, ainda não se tenham manifestado perante o Conselho Executivo.
Urge a necessidade de diálogo entre todas as partes envolvidas para se resolver um problema que, na minha opinião, será de fácil solução.

O dos fumadores sim será mais complicado. Todos nós sabemos que quem tem o vício do tabaco, vai fumar seja como for. Com os portões fechados, os fumadores arranjarão formas de contornar o problema.
Sendo eu um não fumador assumido, por mim não haveria problema. Mas pensando no global, e havendo fumadores, por muito que se proíba os alunos, estes vão saltar as normas e haverá castigos. Que tal se a Escola criasse uma zona para fumar, evitando problemas com os alunos, e mantendo a politica do portão fechado? Este problema não é só dos alunos, também o é dos professores e funcionários da Escola que fumam. Ou ninguém destes dois grupos fuma? Não acredito... Então onde fumam se na Escola é proibido fumar? De certeza que isto poderá dar um bom debate no Três Paixões :)

O que acham?

Uma Paixão, uma opinião pessoal!

5 comentários:

Anónimo disse...

Fizeste-me recuar mais de 10 anos. Belos tempos!
A questão do Bar é uma vergonha, que não se admite e que devia ter sido resolvida de outra forma.
Quanto ao fumar a situação é mais delicada. No entanto sou da opinião que se devia criar um espaço para os fumadores, pois não são só os alunos que fumam (e estes quando o querem fazer não há como impedir), há também funcionários e professores. Mas deve-se ter em atenção que alunos fumam, pois já sabemos que os menores estão proibidos de comprar tabaco.

Anónimo disse...

Não me parece adequado que se criem zona de fumadores. Há um ponto em que os alunos e toda a comunidade escolar devem perceber, a escola é um local onde se partilham conhecimentos e experiências no âmbito escolar. Há tempo para tudo, para os vícios e para as responsabilidades. Como tal fumem antes e depois de estarem na escola. Vivemos numa sociedade preocupante onde por tudo se reclama e, às vezes, isso não ajuda a resolver os problemas. O maior problema da Educação está EM CASA e não na ESCOLA.

Anónimo disse...

Mas o vicio do tabaco (para muita gente) não "suporta" 4 horas de aulas...

penso que é possivel aguentar essas mesmas horas mas... não me parece bem que os alunos não possam sair da escola para fumar o seu cigarro... até porque muitos têm mais de 18 anos e devo também recordar que o ensino secundário não é obrigatório... logo deve ser dada maior liberdade a estes alunos... penso eu!!!

p.s. - sr. scottish!!! e tirar esta coisa do código em cada vez que se comenta... era porreiro pah!!!

um abraço

Badji disse...

Tens razão scottish e já opinou o caro leitor pts referindo na sua ultima frase, o grande problema "O maior problema da Educação está EM CASA e não na ESCOLA." esta é que é a grande verdade, e enquanto nós pais não tomarmos medidas tudo será cada vez pior.

Cpts.

Anónimo disse...

Como elemento da escola discordo completamente com o fecho dos portões. No entanto, compreendo as alegações apresentadas pela Directora da escola; as situações de violência passadas no portão exigindo-se quase permanentemente a presença da autoridade e a entrada de elementos não pertencentes à comunidade, foram os grandes causadores da sitação. Por outro lado levou ao entupimento do bar e serviço de senhas, não conseguindo os alunos comer durante os intervalos, para já não falar nos preços que são mais caros do que fora da escola. Quanto ao fumar, preocupam-se tanto se os alunos fumam TABACO...e então aqueles que descontraidamente fumam o seu "cigarro de enrolar" à vista de toda gente, compram e vendem material dentro da escola...a esses nada se diz!!Nem ninguém fala deles. Porque? Ao menos os que fumam apenas tabaco ainda se dirigiam ao portão, os outros descontraidamente pelos bancos da escola!!! Pensem misto!!!