terça-feira, 11 de novembro de 2008

Escola Secundária D. Sancho II - Parte 2


Ontem foquei um tema quente sobre a Escola, e hoje vamos a outro.

Penso que este assunto é bem mais preocupante que o de ontem, e trata-se da péssima classificação da D.Sancho II no ranking das escolas nacionais feito pelo Correio da Manhã. Os rankings são elaborados tendo em conta os resultados dos exames nacionais publicados no site do Ministério da Educação.
Ficar classificado na posição 531ª em 605 escolas, de certeza que faz pensar no sistema educativo implementado na D.Sancho II.
A média obtida foi de 93,91 (9,39), ou seja, direito a NEGA!
Pior ainda o facto de em termos do distrito de Portalegre, a D.Sancho II ter ficado na quinta posição de oito escolas concorrentes.
Tenho a certeza que o post de hoje tinha pano para mangas, mas também é para isso que aqui estamos! Penso que será importante falar sobre a Escola, pois é dali que vai sair o futuro da nossa cidade, tanto que se fala agora nisto.
O que fazer para melhorar a qualidade do ensino em Elvas?
Sinceramente creio que haver mais rigor e disciplina seria um bom começo. Criar hábitos de estudo seria outra ideia, pois os miúdos cada vez mais andam "agarrados" aos PC's, às Play Station's, e outros vícios mais perigosos!

Mas para que isto possa ter sucesso, pede-se que em casa os pais tenham os mesmos procedimentos, situação que infelizmente sabemos não acontecer em todas as lares!
São preocupantes as notas que os alunos neste momento atingem, e parece que há pais que se estão nas tintas, pois os meninos continuam a fazer o que bem entendem.
Há preguiça para estudar, se não se entendem com alguma disciplina, podem mudar para outra durante o 1º período, com o consequente dispêndio económico para comprar livros por parte dos pais, as explicações não são rentáveis muito por culpa da falta de empenho dos estudantes...
São várias as situações a apontar para o insucesso escolar. A juntar a tudo isto temos também a internet, a Play Station e o mp3 como os principais "amigos", sem esquecer a "night". Todos nós passámos por estas idades, mas complica-me o sistema ver miúdos e miúdas de 13/14 anos até altas horas da madrugada nos sábados.
Alguém me consegue explicar isto?

Creio que é tempo de repensar estratégias, de se abanar todo este circulo, no qual todos tem responsabilidades. Sei que este tema não é fácil de tratar, pois cada um poderá enumerar diversos factores que justifiquem o inicio do post, a má classificação no ranking.
Cada cabeça sua sentença como diz o ditado.

O que acham?

Uma Paixão, uma opinião pessoal!

4 comentários:

Jacinto César disse...

Caro amigo(a)

Hoje estava sentado na esplanada de um café e ouvi uma conversa muito interessante entre um pai e um professor que estava sentado comigo na mesa. Claro que não vou identificar nem um nem o outro. Acrescento somente que o professor em questão é já da “pesada” e o pai é uma pessoa educada e da classe média alta.
Dizia então o pai para o professor: “… proibia-a de fazer … … e ela espetou-me com a porta do carro na cara. Olhei para ela e tive a sensação que se pudesse me batia.”

Comentários para quê? É um pai e um filho português.

Jacinto César

Anónimo disse...

Na minha opinião este é assunto é deveras muito preocupante, porque estes jovens são o futuro da nossa cidade e do nosso país, já que este cenário é geral a nível nacional.
E o + preocupante é q os principais responsáveis são os pais q permitem q os filhos façam tudo o q lhes dê na cabeça.
Será q estes pais já se questionaram como será Portugal dentro de 20anos???
Dou apenas alguns exemplos: vamos ter adultos irresponsáveis porque nunca souberam o q é isso de RESPONSABILIDADE; vamos ter adultos com graves dificuldades em compreender e escrever português correctamente; vamos ter adultos com uma calculadora na frente, mas não vão saber utiliza-la porque a sua capacidade de raciocinio é muito fraca...
E depois vêm os professores/escola q desde há alguns anos para cá sabem q não tem controlo nos alunos, mas ainda não tomaram nenhuma posição de forma a exigirem penalizações p os alunos com mau comportamento. Preferem "fechar os olhos" e prejudicar aqueles alunos q ainda têm algum interesse por aprender e desenvolver as suas capacidades.
Só agora é q alguns acordaram quando começaram a sofrer agressões e a serem avaliados pelo Ministério da Educação.
Quanto à "night".... é muito triste ver crianças/jovens completamente alcoolizados. ONDE ESTÃO OS PAIS DESTES JOVENS???
ONDE ESTÃO AS AUTORIDADES QUE NÃO FISCALIZAM A VENDA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS A MENORES???

Badji disse...

Ui a ferida que tu tocaste, para não me alongar muito, até porque concordo com a tua opinião e o anónimo das 14h28 disse praticamente tudo, resta-me referir em resumo dos dois o seguinte:
Valores. Nos tempos que correm há por aí muito boa gente que já não sabe o que isso significa.

Cpts.

Anónimo disse...

Para quem não sabe os professores sempre foram avaliados, e neste momento é considerado Bom professor aquele que der boas notas! Os testes perderam valor,se o aluno for às aulas(pode estar lá a dormir ou a curar a ressaca)e até saber que 2+2=4, o aluno tem que passar!!! E quem o diz não são os professores mas sim o ministério!O paizinho fica contente,o menino tem um prémio e o professor fica frustrado, por ter andado um ano inteiro a falar para as paredes,a levar respostas tortas de pais e filhos e ter a noção de que o trabalho´não é frutífero!! mas isto dava pano para mangas!